Páginas

25.10.13

Mulheres #1

A propósito desta notícia, eu, ultra-feminista que sou, tenho sempre uma palavra a dizer.
Para mim, continua a ser uma indignação o facto de ainda existirem empresas onde uma mulher e um homem têm as mesmas funções e os mesmos cargos e o homem ganha mais, só porque é... homem! E mulheres nas chefias? Não consigo entender qual o problema deste país machista, onde continua a ser impensável uma mulher "mandar" num homem, ou num país, quiçá?
Sim, porque, embora seja uma pessoa de esquerda, continuo a pensar que nas Legislativas de 2005 a Manuela Ferreira Leite não teve mais votos porque era... mulher. Sejamos sinceros, é das pessoas da política portuguesa que mais senso tem demonstrado nos últimos anos. Então porque é que não a queremos como Primeira-Ministra? Senhores apoiantes do PSD, pronunciem-se: Preferem o Passos Coelho à senhora?
Mas retomemos o primeiro ponto: acho que, hoje em dia, há cada vez menos mentes (que se dizem) iluminadas a pensar que o lugar da mulher é em casa, até porque o homem já não ganha assim tão bem como há uns anos atrás e já são precisas duas pessoas a trazer dinheiro para o lar. E, infelizmente, já se começa a ver o contrário, culpa do desemprego, em que o homem fica em casa e a mulher trabalha. Não é vergonha nenhuma, quem pensa assim ainda tem muito para crescer e os olhos para abrir. A mulher tem muito potencial para desenvolver, para ajudar a crescer. Não é mito, a mulher consegue fazer duas coisas (ou mais) ao mesmo tempo. A mulher é dedicada. Todas as características da mulher que fazem dela uma boa dona de casa também são aplicáveis ao mundo profissional. Quem não quer acreditar nisto tem muito a perder.




O que me deixa com um sorriso nos lábios é o empreendedorismo feminino a crescer no nosso país. Embora seja com números de crescimento reduzidos (abaixo dos 10%), é de saudar estas iniciativas, sem  medo, com confiança nas nossas competências.
E assim vou começar uma nova rúbrica aqui no estaminé, realçando alguns exemplos de empreendedorismo no feminino, uns que conheço, outros que ouvi falar e outros que vou descobrir...

Sem comentários:

Enviar um comentário