Páginas

18.11.13

Só - A - Mim !

Com o despedimento, veio a fúria dos currículos e dos anúncios de emprego. Corro tudo todas as manhãs, envio emails, currículos, cartas motivacionais, tudo. Até que na quinta-feira passada recebo um telefonema de uma senhora que diz que recebeu o meu currículo, disse-me o nome da empresa, não percebi, pedi para repetir. Voltei a não perceber. Não querendo fazer figura de urso, lá anotei a morada e a hora da entrevista, para esse mesmo dia (primeiro ponto estranho, mas pronto, seja), de tarde.
Sou sincera, só percebi que era uma empresa que fazia "serviços de marketing". Lá fui eu, às 16h30 para a Rua da Paz, no Porto. Encaminharam-me para uma sala de espera, até que me chamaram. Falei com uma moça muito simpática, que devia ser mais ou menos da minha idade, que me explicou que aquilo ia ser a primeira entrevista, só para me conhecer, ver o meu currículo e ver quais eram os meus objetivos. Porque "a verdadeira entrevista" ia ser no dia seguinte, se eu fosse chamada.
Ora bem, sim, passei à próxima fase. Ligaram-me perto das 20 horas dessa quinta-feira a dizer que tinha "a sorte" de passar à fase seguinte, para me apresentar na empresa às 12 horas "vestida de forma profissional e com calçado confortável, com predisposição para ficar connosco até às 21 horas".

PAROU TUDO.

Cheira-me a esturro, como diria a minha mãezinha. Lá fui eu pesquisar verdadeiramente a empresa, que na entrevista da tarde percebi finalmente o nome (Musketeers Portugal) e deparei-me com isto e isto.
Entretanto, entrei em contacto com uma amiga minha que já tinha passado por uma coisa parecida e disse-me logo: "Não vás, isso é fraude!". Pois, parece que esta empresa presta serviços de Marketing, organiza eventos, faz angariação de fundos e outras coisas para, nada mais nada menos, a AMI, segundo me disse a rapariguinha na entrevista. Mas, que coisa mais estranha, essa relação não aparece em nenhum sítio, nem no site da empresa em questão. Bem, uma coisa me ensinaram, a AMI é um cartão-de-visita para tudo. Se tens ligação com esta instituição, mostra-a. Mas, bem, parece que a Musketeers não precisa de tal coisa, só precisa de angariar fundos, de pagar a quem angaria esses fundos à comissão.

Não fui à entrevista de sexta-feira (ainda por cima no dia que jogava a Seleção!). É triste certas empresas se aproveitarem do simples facto de uma pessoa precisar de trabalhar ou da ingenuidade de alguns jovens para se servir destes para tais coisas. É mesmo lamentável. E seria bom que alguém descobrisse se esses tais fundos recolhidos vão mesmo para a AMI ou para outros bolsos...

1 comentário:

  1. olha tal e qual comigo...eles estao sob disfarce de uma clinica de saude MEDILOGICS...hoje tambem recebi um telefonema e só por acaso também não tinha entendido o nome da empresa...alias desviaram a atenção sobre isso, mais que isso, nem a morada me queriam dizer só me indicaram que era perto da praça da galiza e depois queriam mandar a morada por mensagem...mas não o fizeram dando desculpa que se tinham esquecido assim que telefonei, limitaram-se a dar directrizes...até que como eu não estava a dar com aquilo depois de uma 2ºchamada perguntei à menina o nome da rua... e pareceu mesmo ter lhe custado dizer... passado isto e chegado ao local o cenário que passaste foi exatamente igual ao meu..e aquelas perguntas de treta dos objetivos e 3 qualidades..depois ainda aparece a meio uma tipa a perguntar se ela ja estava quase pronta porque iam ter uma conferência. Falaram também dessa questão de ser selecionada ou não...
    Esta noite lá me telefonam( também ás 20 horas) para dizer que fui seleccionada, eu estúpida toda contente...bem mas eu por sorte vim procurar através do nome da rua e apareceu logo avisos de emprego enganoso, fraude e tudo mais...e ainda bem que ao menos não desperdiço tempo com fraudes e para a minha primeira procura de trabalho serviu de lição. E é uma falta de valores e realmente de vergonha fazerem pessoas passar por isto, porque há quem tenha situações de vida muito delicadas e vem esta gente fazer disto...

    ResponderEliminar