Páginas

15.10.13

IEFP, empresas e Segurança Social: a Santíssima Trindade

Se há sítios neste mundo que odeio de morte, estes sítios são os Centros de Emprego. Com que então, eu, desempregada, à espera do resultado de uma candidatura a estágio profissional, não estou inscrita no Centro de Emprego; pior, no meu processo diz "A trabalhar na empresa X". Desculpe?
Lá vou eu, hoje de manhã, para o querido e sempre disponível Centro de Emprego de São João da Madeira. Cheguei lá às 8:30 (o atendimento abre às 9:00) e já estava uma confusão tão, mas tão grande. O segurança estende-me uma senha e diz que, para o balcão pretendido, estão 10 pessoas à minha frente. "Bem", pensei eu, "é uma boa notícia. Numa horita devo estar despachada...". Mas não, minha gente, saí do Centro de Emprego eram 11:20. E nada mau: enquanto esperava, estava uma senhora ao meu lado a contar que hoje chegou eram 7:30 da manhã e já estava muita gente à frente dela. MEU DEUS!
Fui atendida por volta das 10:30, entre documentos e processos, lá percebi que a entidade onde estava a passar recibos verdes (em maio) me tinha inscrito no programa Estímulo 2013 e que, quando recusei o contrato que me propuseram, essa informação não passou. Erro da empresa ou do Centro de Emprego de Gaia.
Resultado: de São João da Madeira vou para Vila Nova de Gaia, à dita empresa pedir uma série de declarações; da dita empresa vou para o Centro de Emprego de Vila Nova de Gaia entregar essas declarações, pedir cópias e recibos como entreguei a papelada; esperar pela Segurança Social por causa de não sei que descontos e consequente anulação destes; voltar ao Centro de Emprego de São João da Madeira para nova inscrição e pedido de reposição da data da inscrição anterior; e depois, sim, a candidatura para estágio profissional pode continuar...
Neste momento, estou na fase de "esperar pela Segurança Social". E numa manhã já passei por, heroicamente, DOIS Centros de Emprego.
Para tudo isto tenho apenas 3 palavras:

P**@  DA  BUROCRACIA !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário