Páginas

30.10.14

#DIY - Halloween Party


A data não está tão implementada em Portugal como nos Estados Unidos, mas a verdade é que se vê cada vez mais referências ao Dia das Bruxas no nosso país.
E há coisas giras de se fazer, sem gastar muito dinheiro, não para "celebrar a data" nem para "respeitar a tradição", mas antes para dar um ar de graça às nossas casas.
Porque, sejamos sinceros, todos gostamos de uma boa abóbora bem decorada e iluminada nos degraus, na janela, à porta de nossa casa.


O ingrediente-rei do Halloween é a abóbora. Tanto na gastronomia (sopa de abóbora, doce de abóbora, etc.) como na decoração.

E este exemplo é muito fácil: escolhe-se uma bela abóbora redonda e laranja, faz-se uns furos de cerca de 5 cm para furar bem a casca com um berbequim, como na imagem (cuidado para não se magoarem). Para furos maiores basta fazer círculos com o berbequim.
Só depois de fazer os efeitos na abóbora é que se deve esvaziá-la. Assim, há menos riscos de se magoarem (porque, 'cheia', a abóbora é mais pesada e aguenta melhor a força da ferramenta), de partir ou rachar a 'carcaça'.

Para esvaziar a abóbora, retira-se o que eu chamo de 'tronco', que é como quem diz a parte superior do legume. Com a ajuda de uma colher, retirar o conteúdo e raspar com cuidado as 'paredes' da abóbora.
(Podem usar este recheio para pratos gastronómicos!)

Depois de esvaziar a abóbora, podem continuar a decorá-la usando uma faca, para golpes na horizontal e na vertical.

Não se esqueçam de colocar a vela em cima de um pires dentro da abóbora para evitar acidentes domésticos!

Digam lá que o resultado final não é um espanto?









Continuando a usar as abóboras, consegue-se efeitos muito engraçados como mostra a imagem da direita: gatos pretos.

Este resultados requer mais material: cada gato é composto por duas abóboras, uma grande (tronco do gato) e outra mais pequena (para a cabeça); pepinos para a cauda, batatas para as patas.
É necessário também uma lata de tinta preta, com efeito brilhante (ou tinta normal e acrescenta-se um spray para envernizar, por exemplo).
Para as orelhas, o mais fácil é usar papel mousse, com um arame manuseável (encontra-se em papelarias).

O primeiro passo passa por pintar as abóboras, pepinos e batatas e deixá-las secar.
Depois, é preciso esvaziar as abóboras pequenas, que vão fazer de cabeça dos gatos, e desenhar-lhes os olhos, como na imagem.

Para as orelhas, vamos usar um duplo papel mousse: cola-se o arame desde a ponta da orelha e deixa-se mais uns 3 cm na base (para poder espetar na abóbora) e cola-se os dois papéis, do mesmo tamanho.

Para a cabeça segurar em cima do 'corpo' do gato, eu proponho uma solução económica: quatro paus, com uma ponta afiada, espetados na abóbora maior, como na imagem. Assim os paus seguram o pires com a vela e a cabeça do gato preto!

Que tal?

Sem comentários:

Enviar um comentário