Páginas

21.8.15

#Sugestões de FDS | Passadiços do Paiva

Inaugurados oficialmente a 20 de junho deste ano, os Passadiços do Paiva já levaram a Arouca muita boa gente. Aliás, basta estar atento à televisão, revistas, sites e blogs para já ter ouvido falar e visto as fotografias daquelas escadas terríficas.
São 8.700 km (embora o meu gps tenha marcado 9km e pouco...) de caminhada entre o Areinho e Espiunca. E para falar sobre o assunto, nada melhor do que experimentar!

Há quem vá à maluco e faça ida e volta, como foi o meu caso com o Mais-que-tudo, a uma velocidade a rondar os 4,5km por hora. Sim, vale a pena ir até ao rio Paiva. A paisagem é linda, o percurso algo difícil, as escadas assustadoras. Mas quando chegamos ao fim, sentimo-nos mesmo bem, no meio desta natureza perfeita.






Maaaaas, cuidado que isto não é um belo passeio dominical a fazer com a família toda, incluindo a avó, o tio que foi operado ao tornozelo, a irmã que é uma chata ou o sobrinho pequenino que ainda anda de carrinho. É um passeio desportivo, é preciso dar-lhe, suar, levar água, subir e descer muitas escadas! Por isso, deixo-vos as minhas recomendações:

1. Se não estiverem habituados a praticar exercício físico, todos aconselham (e eu comprovo) fazer o percurso no sentido Areinho - Espiunca. Sobe-se muito logo no início, com 300 e poucas escadas, mas, chegando ao topo, torna-se mais fácil fazer o resto do percurso. Para o transfer, existem táxis nas duas extremidades.
2. Para quem queira fazer ida e volta, contem com cerca de 4 a 5 horas de caminhada. Neste caso, recomendo o sentido Espiunca - Areinho - Espiunca. Na ida, vão apanhar o percurso mais difícil, com as 700 e tais escadas para subir, já perto do Areinho.
3. Levem bastante água, um snack para atacar as subidas e pouco mais. Não se esqueçam que vão ter de carrega-la pelo percurso! Há cafezinhos/ esplanadas nas duas extremidades do percurso e um pequeno "abastecimento" a cerca de 3km de Espiunca. Aproveitem para comer qualquer coisa e, lá está, beber.
4. Quanto à roupa, esqueçam os chinelos de praia, mesmo que sejam as melhores e mais confortáveis Havaianas do mercado (até porque há partes do percurso em caminho de floresta). Levem umas boas sapatilhas, roupa desportiva e sobretudo confortável. Não se esqueçam do protetor e, se estiver muito sol, algo para proteger a cabeça e óculos de sol. Há bastantes pontos de sombra ao longo do percurso, mas as fatídicas escadas são bem solarengas!
5. Para quem decidir aventurar-se na ida e volta, quando chegarem à outra ponta do percurso, não descansem durante muito tempo. Não deixem arrefecer os músculos, senão a volta vai se tornar dolorosa!
6. A ponte suspensa é apenas um "elemento decorativo", não é necessário passar por ela para continuar o percurso. Aliás, eu não passei. Como só podem passar 10 pessoas de cada vez pela ponte, já se estava a formar uma bela fila e achámos que não valia a pena esperarmos.


1 comentário: