Quem passa por aqui há alguns tempos já descobriu que um dos maiores prazeres que tenho na vida é comer. Descobrir espaços novos, experimentar pratos ou simplesmente sentar-me à mesa.
E porque também gosto de pratos que trouxe comigo da Suíça para Portugal, hoje apresento-vos um que me aquece o coração:
Fondue Chinoise.
Todos devem conhecer a tradicional Fondue de Queijo. Pessoalmente, não gosto. Mas esta é uma delícia. Passo a explicar: faz-se uma espécie de sopa, com muitos legumes (cenouras, repolho, espinafres, alho francês ou cebola, etc.) cortados finamente e acrescenta-se o toque especial: cogumelos desidratados.
Estes vieram da Suíça, mas devem encontrá-los por cá no El Corte Inglés.
Antes de por os cogumelos a cozer com o resto dos legumes, é preciso pô-los cerca de meia hora em água. 10 gramas para uma "sopa" para cinco pessoas chegam. Não se esqueçam que os cogumelos desidratados deixam um sabor forte junto aos legumes.
Entretanto, é preciso cortar várias carnes (vaca, porco, frango, peru, ou outras à escolha) em cubos finos, à Strogonoff.
O prato consiste em picar a carne com o garfo e colocá-la no caldo a cozer. Quando estiver pronta, é só acompanhar com uma boa salada, batatas fritas e uns molhos deliciosos.
(na imagem, temos molho cocktail, de alho, maionese e mostarda. Mas muitos outros são possíveis: tartare, provençal, etc.)
É de realçar ainda que é um prato que "se vai comendo", com tempo e boa disposição. Em casa, costumamos dizer que quem perder o seu pedacinho de carne no caldo paga a próxima jantarada :)
É um prato difícil de ser explicado, mas simples na sua concretização.
Dúvidas?
E quem provou, adorou :)




Que bom aspecto :)
ResponderEliminar